Publica��es OAB-GO

19/08/2019 14:00

CASAG vai manter Relógio e Coreto da Avenida Goiás

A Torre do Relógio e o Coreto da Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, serão revitalizados nos próximos dias por meio do Programa Adote uma Praça, da Prefeitura de Goiânia. Os monumentos históricos serão restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após as obras a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), primeira entidade a aderir ao programa, ficará responsável por sua manutenção. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (20), no Meu Escritório da Casag em razão do pioneirismo da instituição em aderir ao projeto.

As questões urbanísticas e a preservação do patrimônio histórico em Art déco da capital goiana são preocupações da OAB e da Casag desde a reforma do prédio na Rua 1, que hoje abriga o maior escritório compartilhado de uma seccional da OAB, entregue em 2017 à advocacia, o Meu Escritório. 

A proximidade dos monumentos na Avenida Goiás com o edifício que abrigou a primeira sede da instituição e seu simbolismo para a advocacia motivaram a escolha pela Torre do Relógio, inaugurada em 1942, explica o presidente da Casag, Rodolfo Mota.

“Esta é uma ação cívica que nós queremos encampar e nos envolver pela importância que o relógio tem para a Avenida Goiás. É uma forma de devolver esse monumento restaurado para usufruto de toda a sociedade goianiense e contribuir para a preservação da nossa história. Os entes públicos e as instituições representativas têm papel fundamental para o aprimoramento da cidadania e valorizar os símbolos da nossa história é uma demonstração dessa responsabilidade”, afirma. 

Rodolfo também destaca que o trabalho de revitalização evidencia “a importância que o relógio tem para a nossa história e a preservação da identidade cultural dos goianienses. Além de contribuir para avançar no projeto de revitalização da Avenida Goiás e do Centro da nossa capital”. 

O lançamento do projeto "Adote uma Praça" da Prefeitura de Goiânia, com o anúncio da revitalização da Torre do Relógio e do Coreto, contará com a presença de representantes da OAB/CASAG, Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

Patrimônio

O Adote uma Praça foi instituído pela lei municipal 10.346/2019, sancionada em maio de 2019 pelo prefeito Iris Rezende. Pretende viabilizar ações conjuntas de conservação de equipamentos municipais por meio de parceria entre a Administração Pública Municipal com a iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídicas, sociedade civil organizada e demais entes públicos. De acordo com a lei, o termo de cooperação assinado pelas entidades terá o prazo máximo de validade de três anos contados da data de sua assinatura, renovável por mais três anos.