Publica��es OAB-GO

17/05/2019 10:00

OAB-GO promove ações educativas pelo Maio Amarelo

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direito do Trânsito (CDT), promove o evento “Maio Amarelo - CDT/OAB-GO” com ações de educação para o trânsito neste sábado (18/05), no CEL da OAB-GO/CASAG (BR 153, km 1296, Aparecida de Goiânia - GO), a partir das 9h30.

O evento alude ao movimento mundial "Maio Amarelo" que se propõe a dar visibilidade ao debate sobre segurança viária, por meio de ações coordenadas entre o poder público e a iniciativa privada para chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito. Em 2019, a campanha traz como lema “No trânsito, o sentido é a vida”.

As ações vão começar às 9h30 com atividades para as crianças, entre elas gincanas e uma conversa sobre educação para o trânsito, comandada por Percília Cassimiro Peixoto, membro da equipe de educação de trânsito do Detran. Para os adultos, às 10h30, a programação prossegue com um bloco de três palestras com os temas direção sob efeito de álcool, seguro DPVAT e violência contra a criança no trânsito. As ações acontecerão nas áreas das piscinas infantil e adulta do clube.

Serão palestrantes Carlovan Porto da Silva, especialista em Gestão e Direito de Trânsito pela CEAT/INESP, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária e colaborador das ações do Maio Amarelo desde 2014; Ana Helena de Miranda Guimarães, advogada, pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Damásio, pós-graduanda em Direito Médico e da Saúde pela Faculdade Legale, membro da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB GO; e Regina Lúcia Siqueira da Costa, da equipe de educação de trânsito do Detran. 

O evento conta com parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Comissão de Direito Médico, Sanitário e de Defesa da Saúde da OAB-GO, Detran/GO, Observatório Nacional de Segurança Viária e apoio do Centro de Formação de Condutores Puma.

Óculos simuladores

Também como atividade de conscientização, serão apresentados os óculos simuladores de embriaguez e um simulador de colisão para alertar os participantes sobre os perigos de se dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas e as consequências trágicas dessa prática.

A presidente da CDT, Eliane Nogueira, ressalta a relevância social do movimento Maio Amarelo e a importância de a OAB-GO contribuir com o trabalho de conscientização por um trânsito mais seguro. “O Maio Amarelo é uma campanha de extrema importância para discutirmos e pensarmos coletivamente soluções para os elevados índices de violência no trânsito. É necessário atuarmos com esse contato direto com a sociedade para que o trabalho de educação para o trânsito alcance êxito e, de forma dinâmica, possamos mudar o comportamento das pessoas”, reforça.

Serviço
Evento “Maio Amarelo - CDT/OAB-GO”
Data: 18 de maio (sábado)
Horário: a partir das 9h30
Local: CEL da OAB-GO/CASAG (BR 153, km 1296, Aparecida de Goiânia - GO)
Mais informações: (62) 3238-2007

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/GO)