Publica��es OAB-GO

27/06/2019 19:00

Representantes das Caixas de Assistência dos Advogados e da OAB discutem auxílios à classe

O auxílio aos advogados em dificuldade financeira e o combate aos aumentos abusivos das mensalidades de planos de saúde foram alguns dos temas discutidos no encontro dos Presidentes de Caixa de Assistência dos Advogados, que acontece nesta quinta (27) e sexta-feira (28), em Goiânia. O evento sediado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), conta com a presença de representantes dos 27 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Durante a abertura do encontro, o presidente da OAB nacional falou sobre as consequências da crise econômica brasileira para a advocacia, ressaltando o papel da assistência classista como forma de superar as dificuldades atuais. “Nós vivemos hoje o momento de maior inadimplência nas anuidades da Ordem e, ao mesmo tempo, o momento em que os advogados mais precisam do amparo do sistema OAB”, disse.

Para Santa Cruz, a melhor forma de auxiliar os profissionais da advocacia em dificuldade por todo o país é fortalecer as Caixas de Assistência e permitir que elas possam criar soluções reais de apoio à classe. Antes de assumir a presidência do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz também foi presidente da OAB do Rio de Janeiro e da Caixa de Assistência dos Advogados do mesmo Estado, cargo que lhe rendeu uma homenagem com a entrega da medalha Maurício Montanha Teixeira, maior honraria entregue pelas Caixas de Assistência.

Anfitrião do evento, o presidente da CASAG, Rodolfo Otávio Mota, acredita que o encontro realizado no Meu Escritório da CASAG é uma oportunidade para criar essas soluções de amparo à advocacia e que, ao final do evento, será possível apresentar respostas aos advogados e advogadas de todo o país. “Nós nos reunimos para discutir avanços na assistência e na prestação de serviços à advocacia. É uma grande honra poder trazer essas deliberações para a nossa casa e sediar, pela segunda vez em quatro anos um evento desse porte e de tamanha importância para a classe”, afirmou. Em 2016, a CASAG foi sede do encontro da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), no município de Rio Quente.

Reconhecimento Nacional

Durante a abertura do II Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados, os presidentes da OAB nacional e da Concad, Pedro Zanette Alfonsin, destacaram os projetos desenvolvidos para a advocacia goiana pela CASAG como exemplos para os demais Estados. Um dos projetos citados foi o escritório compartilho com a maior estrutura do país exclusiva para advogados, o Meu Escritório, onde o evento foi realizado.

De acordo com o presidente da seccional goiana da OAB, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, um dos motivos para o sucesso dos projetos empreendidos em Goiás é a parceria existente entre a OAB goiana e a CASAG. “O que nós podemos deixar de nossa experiência como inspiração é a união que tem deixado muito êxito, entre a Caixa e a Ordem dos Advogados. Em tudo o que a Ordem faz, a Caixa está junto e em tudo o que a Caixa faz, a Ordem também está. Nós caminhamos juntos, porque temos o mesmo objetivo: o bem da advocacia”, explicou.