Publica��es OAB-GO

20/01/2020 16:00

Brinquedoteca da CASAG auxilia rotina de mamães e papais advogados

A rotina de audiências, petições, reuniões com clientes e estudo de processos que advogados e advogadas enfrentam diariamente pode ficar ainda mais pesada quando a comodidade e a segurança dos familiares são motivo de preocupação. Pensando nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) inaugurou, em fevereiro de 2019, um espaço no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) para os filhos dos profissionais da advocacia.

A Brinquedoteca da CASAG possui uma ampla variedade de brinquedos como escorregador, bonecos e piscina de bolinhas, além de livros de literatura infantil em um ambiente lúdico para a criançada. O espaço conta ainda com monitora especializada, forno de micro-ondas, berço e toda a estrutura necessária para garantir o conforto e o bom desenvolvimento dos pequenos.

Em quase um ano de funcionamento, a Brinquedoteca do TRT-18 atende em média 70 crianças por mês e vem agradando os papais e mamães que levam os filhos para utilizarem o espaço. É o caso da advogada trabalhista Huliana Ribeiro dos Santos, mãe do pequeno Miguel de 3 anos de idade, que sempre deixa o filho nas dependências da brinquedoteca da CASAG. 

A advogada conta que o filho adora o local e sempre pede para ir “trabalhar” com a mãe no Tribunal. “Meu filho gosta muito de lá e da Janaína, a colaboradora responsável pelo espaço. Ele sempre diz que não quer ir embora”, conta. Entre os dias em que a brinquedoteca ajudou sua rotina, a mãe do Miguel relembra o momento em que o filho adoeceu e não havia ninguém para olhá-lo: “Eu tinha uma audiência no dia e não tinha com quem deixar meu filho. Tive que recorrer à brinquedoteca e a Janaína foi muito cuidadosa e atenciosa com o Miguel. A necessidade que eu tive e poder contar com aquele lugar, não tem preço”, afirma.

Outro advogado que também se vale do espaço da brinquedoteca da CASAG é o Danilo Gouveia de Almeida, pai da Maria Fernanda de 3 anos. “É um local que oferece para nós um suporte muito bom, no momento em que nós precisamos trabalhar, desenvolver nossas atividades. Nem sempre nós podemos levar nossos filhos em nossa companhia”, explica. 

Espaço de lazer


A brinquedoteca montada pela CASAG no TRT-18, em fevereiro de 2019, foi inspirada em outro espaço para crianças desenvolvido pela entidade, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia (CEL). Como mais uma opção de lazer para a criançada no clube, a brinquedoteca conta com videogame, brinquedos diversos, livros e um ambiente confortável para o descanso dos pequenos.

O advogado Leandro Lopes costuma levar os filhos de 3 anos e 1 ano e 2 meses ao clube e a brinquedoteca é um local de refúgio e descanso após o almoço. Em sua última visita, no entanto, Leandro conta que sentiu falta de um tapete maior, mais puff’s e brinquedos no local. Entrou em contato com a CASAG através da ouvidoria e foi rapidamente respondido. “Uma sugestão prontamente atendida! Fiquei muito feliz com a preocupação da equipe em constatar o problema e melhorar. O espaço que já era excelente, agora ficou melhor ainda”, elogia.