Publica��es OAB-GO

05/10/2022 11:00

CEL da OAB/Casag recebe etapa do Meeting Paralímpico de natação

O Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL da OAB) recebe hoje (5) a última etapa da região Centro-Oeste do Meeting Paralímpico Loterias Caixa. As piscinas estão prontas para receber os 22 competidores dessa rodada. Ao todo, 119 atletas estão inscritos para as modalidades de atletismo e de natação.

Bruna Brendariol, representante da coordenação técnica da competição, explica que meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE) e Brasília (DF).  E, ainda nesta semana, a competição chegará à região Sudeste, com a primeira parada em Belo Horizonte (MG) no próximo sábado (8).  “Terminaremos as competições apenas no primeiro final de semana de dezembro, em São Paulo", explicou.

Alan Alison Aguiar Pereira, 16, foi um dos vencedores dos 50 metros livre hoje. Ele compete desde os nove anos e treina de segunda a sábado duas horas diárias. "Para mim, a água é minha vida. Para quem acha que não vai conseguir fazer esporte porque tem alguma deficiência quero dizer que a dificuldade é algo só da nossa cabeça", disse.

Para Anna Clara Sobral, educadora física e treinadora de Alan, é preciso acabar com o capacitismo e promover sempre a inclusão. "Quando eu comecei no paradesporto, como treinadora doa Alan há dois anos, percebi o quanto pode ser transformador participar desses eventos esportivos", disse.  Ela conta que em razão disso acabou sentindo a necessidade de pesquisar sobre o assunto e hoje está fazendo mestrado na UEG com a temática.

A mãe de Alan, Ozana Neris Aguiar, chamou atenção para a necessidade de mais apoio das pessoas e do poder público para que os competidores tenham melhores condições de treinar. " Se não fossem os treinadores a situação estaria ainda mais difícil. Agora, por exemplo, precisamos de roupas de natação para o Alan e não temos como comprar", explica. Alan venceu no último final de semana torneio open de natação na Argentina e já ganhou diversas medalhas nacionais.

Nirondes de Aguiar, 16, ganhou medalha de ouro nos 50 metros nado livre. Para ele, que se movimenta usando um skate, a natação foi um interesse recente. "Antes eu jogava basquete e sempre gostei de me movimentar, foi quando me chamaram para treinar na água e percebi que também poderia me sair bem", disse.

Sobre o meeting
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.AtletismoAs provas de atletismo contarão com 97 atletas e serão na Universidade Federal de Goiânia – Faculdade de Educação Física e Dança. O atletismo contará com a presença de alguns medalhistas paralímpicos e mundiais como Daniel Martins (T20), Jardênia Felix (T20), Lucas Prado (T11), Marco Aurélio Borges (F57), Silvania Costa (T11), Rayane Soares (T13), Verônica Hipólito (T37).