Publica��es OAB-GO

10/07/2023 16:00

Goiás fica em 2º lugar no quadro geral de medalhas nos I Jogos da Advocacia Nacional

Tiro esportivo, vôlei, natação, jiu-jitsu, futebol, dentre outras modalidades reuniram mais de 54 medalhas para Goiás na 1ª edição dos Jogos da Advocacia Nacional. O estado computou 17 medalhas de ouro, 20 de prata e 17 de bronzes.

No quadro de medalhas, Minas Gerais ficou em 1º lugar com 22 medalhas de ouro, 12 de prata e quatro de bronze. Os outros estados que também se destacaram na competição foram respectivamente, Sergipe, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. (clique aqui para conferir todas posições). No total, dois mil atletas participaram do evento.

Os jogos aconteceram em um dos patrimônios da advocacia goiana, cada vez mais moderno, o Centro de Cultura, Esporte e Lazer, o CEL da OAB/CASAG. Este foi palco da abertura com uma cerimônia histórica na noite de segunda-feira (03/07) e ainda reuniu também em um encerramento épico em seu salão de festas autoridades da área, além de advogados e advogadas atletas de todo o país.

Realizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD) da OAB Nacional, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), o objetivo central deste evento esportivo foi promover saúde, bem-estar e entrosamento entre a classe que foi representada por mais de dois mil profissionais do direito, entre atletas, comissão e diretores. 

Já no primeiro dia dos jogos, em que aconteceu a abertura oficial do evento, competiram as equipes do futebol e outras modalidades. O segundo dia (04/07), competiram as equipes do futebol, tênis, futevôlei, Beach tênis, vôlei de quadra e basquete 3x3. No terceiro dia (05/07), competiram as equipes do futebol, cross, tênis, tênis de mesa, futevôlei, beach tênis, vôlei de quadra e xadrez e se iniciaram as premiações. No quarto e quinto dia dos I Jogos da Advocacia Nacional (06 e 07/07), competiram as equipes do futebol, judô, jiu-jitsu, sinuca, tiro esportivo e vôlei de quadra. E no sexto dia (08/07) aconteceram as provas finais e o surpreendente enceramento com premiações e grandes homenagens.

O presidente da Casag, Jacó Coelho, frisou o congraçamento dos advogados e advogadas de todo o país. “O foco foi no estímulo ao esporte, na promoção da saúde! Temos uma profissão pautada em reuniões, idas aos fóruns, sem horário de almoço, sem tempo de dedicação as atividades físicas! Nos jogos foi o oposto! Foi um estímulo a vida saudável! Vamos levantar esta bandeira! Os Jogos Nacionais acabaram, mas temos que seguir com esse propósito! Estímulo as atividades físicas!”, comemorou.

Já o coordenador Nacional do Concad, Eduardo Uchôa Athayde, disse que foi uma grande alegria reunir toda a advocacia em torno do esporte em Goiânia e região metropolitana. “Nós preparamos esse momento festivo em torno do esporte com carinho. Tivemos todo o cuidado para que todos vocês pudessem usufruir desse período com segurança, sem disputas que transbordassem em violência, e, deste modo, não foi admitido qualquer desrespeito às atletas mulheres ou quaisquer outros gêneros”.

A secretária-adjunta da Casag e presidente do Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia (CEL da OAB), Wanessa Pinheiro, marcou presença e também participou do evento, como jogadora de beach tênis e futebol feminino. “Foi muito bom ter tido esse momento. A gente treina em conjunto, marca os jogos com outras pessoas, a gente vai se aliando e se ajustando. Então foi muito bom ver o resultado do nosso esforço, por nós estarmos buscando sempre melhorar”, comentou.

As competições aconteceram em sistema de grupos e seguiram as divisões de acordo com a quantidade dos que foram selecionados após as vitórias e conforme estabelecido pela Confederação Brasileira de Esporte.

Confira aqui os principais momentos deste evento.