Publica��es OAB-GO

08/09/2022 18:00

Devotos contam com tenda OAB/Casag na Romaria do Muquém

Advogados e advogadas devotos que participaram neste ano da Romaria do Muquém, 360 quilômetros de Goiânia, considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás, contaram com um apoio extra e inédito para pôr o pé na estrada e seguir rumo à festa em louvor de Nossa Senhora da Abadia. 

Neste ano de 2022, após dois anos sem a romaria, em decorrência da pandemia, a OAB/Casag em parceria com a subseção de Niquelândia ofereceram apoio no trajeto de peregrinação aos advogados romeiros. A organização ficou por conta do Superintendente da Casag, João Batista Vieira Júnior, tesoureiro Paulo Emílio, e do presidente da subseção Geraldo Antônio Soares Filho.

“A Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém é uma data onde se professa a fé de milhares de romeiros, há quase trezentos anos e OAB não pode deixar de se fazer presente, não só pela quantidade significativa de advogados romeiros, mas pelo cumprimento da sua função social e o compromisso que tem com as garantias constitucionais”, afirmou Geraldo Antônio.

O ponto de apoio entrou em operação no dia 05 de agosto, quando se iniciou a romaria. Só na equipe de apoio, dez pessoas foram mobilizadas. Também do Labovitta, parceiro da OAB/Casag da subseção de Niquelândia. Na tenda foram oferecidos aos romeiros diversos sabores de caldos, frutas, e água para hidratação. 

“Isso mostra a necessidade de conexão da nossa instituição com a sociedade em diversos momentos, inclusive neste acontecimento religioso. Nós fizemos o melhor para que no ano que vem, com a experiência adquirida, possamos melhorar”, afirmou João Batista. “A OAB/GO entra não só na história de Niquelândia, mas também do Estado de Goiás e do Brasil”, acrescentou.

A estrutura foi instalada em frente à Fazenda Pai Herói, e contou com a presença e apoio de diversos colegas advogados e advogados. Dentre estes, o vice-presidente da OAB Goiás, Thales Jayme, devoto de Nossa Senhora da Abadia do Muquém. 

A iniciativa contou ainda com o apoio dos delegados Gerson José e Cássio Arantes do Nascimento, da Polícia Civil de Niquelândia; além de representantes do Corpo de Bombeiros e autoridades municipais, como o vereador Erlandsson Sena.