Publica��es OAB-GO

21/02/2022 17:00

CASAG vai criar ouvidoria para atender demandas de advogados com deficiência

Para ampliar o diálogo, visando ao atendimento das demandas específicas, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) vai criar uma ouvidoria exclusiva para atender a advocacia com deficiência. A medida foi tomada após reunião nesta segunda-feira (21/02) entre diretores da CASAG e o conselheiro seccional Hebert Batista.

A ouvidoria será destinada a atender advogados, advogadas e seus dependentes com deficiência de modo a aprimorar a estrutura da instituição em questões relativas à acessibilidade. 

O presidente da CASAG, Jacó Coelho, ressaltou que os encaminhamentos para as demandas que forem apresentadas serão avaliados e colocados em prática diretamente pela CASAG ou por meio de convênios, quando necessário. “A CASAG está atenta aos anseios da advocacia e é de suma importância que esteja preparada para acolher as requisições dos profissionais com deficiência, tornando a estrutura inclusiva e acessível a todos”, afirmou.

O conselheiro seccional Hebert Batista destacou que a medida “vai tornar a CASAG mais humanizada, sensível e próxima à causa da pessoa com deficiência a partir do diálogo aberto com os profissionais desse segmento”. 

Outros temas tratados na reunião foi a destinação de um percentual de vagas exclusivo para contratação de pessoas com deficiência no âmbito da CASAG, ampliando o percentual já estabelecido pela lei de cotas; além da possibilidade de criação, junto à Escola Superior de Advocacia, de uma capacitação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para advogados e colaboradores do sistema OAB.

Os demais diretores presentes no encontro, a vice-presidente Néli Cárita Figueredo, a secretária-geral adjunta Wanessa Pinheiro e o tesoureiro Rodrigo Guedes, manifestaram apoio às demandas apresentadas e consideraram positiva a criação da ouvidoria.