Publica��es OAB-GO

05/10/2022 16:00

Com parceria da Casag, campanha Advocacia Sem Assédio é promovida em Anápolis

Mais um evento de interiorização da campanha “Advocacia sem Assédio” ocorreu na noite de ontem (4), em Anápolis. Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, um dos aspectos importantes da ação é o caráter pedagógico que provoca. “É relevante falarmos sobre o assunto, não apenas para expor o fato, mas para conscientizar e educar, pois só assim teremos mudanças de comportamento”, afirmou. 

Jacó Coelho reforçou também a importância do acolhimento institucional para que as mulheres submetidas a essas violências possam iniciar o processo de cura e de justiça. “Muitas sentem um incômodo, sabem que aquilo que está acontecendo não está certo, mas ficam sem saber o que aconteceu; ou se tomam ciência, sentem-se sozinhas, sem saber como resolver. Em tantos casos, essas mulheres só dão conta que aquilo foi um assédio, um ato de violência, muito tempo depois, depois que conseguem identificar o problema que é enraizado, visceral na nossa sociedade”, explicou. 

A campanha é promovida pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) juntamente com a Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) do Conselho Federal, e em parceria com a Casag e com a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO). Desde junho as ações estão sendo interiorizadas por meio de rodas de conversa e vistoria contínua do canal de denúncias.

A palestrante da noite, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, disse que a ideia é criar uma verdadeira rede em apoio à ação seja mobilizada para combater o assédio moral e sexual. “Viajando pelo Brasil percebo que precisamos falar sobre isso. Existem constrangimentos em muitos lugares. Precisamos mudar a nossa visão, o nosso ambiente de trabalho, transformá-lo em um lugar mais colaborativo e seguro para as mulheres”, disse Cristiane.

O evento recebeu ainda palestras da presidente da CMA da OAB-GO, Fabíola Ariadne e da vice-presidente da subseção, Juliana Karla Galvão. Também estiveram presentes a presidente da Comissão OAB Mulher da subseção de Anápolis, Juliana Vicentini, a conselheira federal por Goiás, Arlete Mesquita, a vice-presidente da ESA, Mariane Stival, a presidente da Comissão de Cultura (CC), Lídia Lamounier, a presidente da Comissão de Direito das Sucessões (CDS), Laura Landin, e o conselheiro seccional Tiago Neri.

Fabíola Ariadne frisou que esses encontros são resultado de parceria com OAB Nacional. Continuo reforçando a importância de toda a advocacia aderir a esta causa e participar da campanha. Não fechar os olhos se presenciar alguma situação que configure assédio. Como diz o nosso mote: “A luta não é de uma, é de todas. É de todos", evidenciou a presidente da CMA.

Canal de denúncias
A Campanha Advocacia sem Assédio tem um canal de denúncias, administrado pela Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) da OAB Nacional. As denúncias podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.advsemassedio.org.br . O formulário on-line solicita dados pessoais e oferece um campo para o relato da denúncia.

Lançada em junho, a campanha tem o objetivo de promover uma ação conjunta para atuar no combate ao assédio sexual, moral e institucional contra as mulheres advogadas de todo o estado de Goiás. A ação vai chegar em todas as subseções por meio de eventos regionais, rodas de conversa e realização de lives, além da vistoria contínua do canal de denúncias (acesse aqui).