Publica��es OAB-GO

12/09/2022 17:00

Jacó Coelho destaca parcerias da Casag com subseções na abertura do 44° Colégio de Presidentes

Em seu discurso durante a abertura do 44° Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), nesta segunda-feira (12/9), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, fez uma prestação de contas dos mais de oito meses na condução da gestão da entidade. Realizado no no Auditório Eli Alves Forte, o evento segue até amanhã, com participação de dirigentes da OAB-GO, Casag, ESA-GO, conselheiros seccionais e presidentes das 57 subseções.

“Valorizar a advocacia é nosso mais importante propósito. Ao longo do ano, apoiamos as subseções na realização de seus eventos”, disse Jacó, que pontuou algumas das realizações, ao falar em nome de toda diretoria da Casag presente. “Estivemos nas festas juninas, nas festividades em comemoração ao Dia do Advogado e nos Bailes do Rubi. Apenas em agosto, o mês mais emblemático para a advocacia, nós fomos a 22 cidades em 15 dias”, citou.

Ainda no uso da palavra, o presidente da Caixa ressaltou a importância da parceria e da soma de experiências em todos os braços no que  “na nobre e voluntária intenção de valorizar a advocacia”, agregando diretores da OAB, Casag e ESA, presidentes de subseções, conselheiros seccionais e federais, juízes do TED, membros de comissões. “Devemos sempre estar em sintonia, estreitando os laços e alinhando os objetivos. Isso significa o pleno respeito à cidadania de todos os goianos, indistintamente”, frisou Jacó.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, reforçou que a missão institucional é impulsionar a advocacia e defender a cidadania. "Hoje, devemos nos questionar sobre qual é o verdadeiro significado de estarmos aqui. Nós somos presidentes da OAB, eleitos pela advocacia para representar os mais de 50 mil advogados e advogadas do estado de Goiás. Esse é o nosso dever’’, pontou.

Ações

Em seu balanço, o presidente recapitulou uma série de iniciativas de apoio institucional às subseções com o objetivo de unir e valorizar a nossa classe. A Caixa reforçou sua irmandade com a diretoria da seccional e assumiu a responsabilidade de custear 50% de todas as obras nas subseções, incluindo aqui a aquisição de mobiliário. Além disso, tem apoiado a cultura e a educação, com financiamento de atividades das comissões da OAB, eventos e cursos da ESA. 

A qualificação da advocacia vem sendo fortalecida por meio da parceria na realização de Congressos, Seminários e Rodas de Conversa. Jacó creditou os avanços ao trabalho da nova gestão que conseguiu eliminar, em menos de 9 meses, um déficit mensal de R$ 700 mil (setecentos mil reais). “Isto é cuidado e responsabilidade de gestão com os recursos da advocacia”, celebrou Jacó.

Na área da Saúde, uma de suas prioridades, a Caixa quebrou um paradigma ao oferecer, em parceria com a Unimed, um plano de saúde que atende aos advogados atuantes nas subseções. Também destacou a campanha de vacinação contra a gripe em cada uma das 57 subseções da OAB Goiás e a revitalização do CEL de Anápolis.

Dativos

O presidente da Casag também agradeceu o governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado, pela sensibilidade do governador em compreender a importância da advocacia dativa para além de uma demanda setorial da OAB. 

Na ocasião, Caiado anunciou um repasse complementar de R$ 4 milhões para quitar os débitos. “Isso é a certeza absoluta que até o final do nosso mandato, nós estaremos zerados, com 100% dos advogados e advogadas pagos em Goiás”, assegurou o governador.

“O dativo, governador, tem atuação majoritária no interior; o dativo é quem acolhe o cidadão que não tem dinheiro para buscar seu direito nos tribunais. Por muito tempo essa foi uma missão quase que filantrópica, feita com orgulho e com desprendimento”, ponderou. “O pagamento dos dativos, a eliminação da fila que o governo de Goiás vem fazendo, é um reconhecimento importante e necessário”, finalizou Jacó. 

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Anderson Máximo, também estiveram presentes.