Publica��es OAB-GO

27/10/2022 14:00

CASAG lamenta falecimento de Homero Sabino

Foi com profundo pesar que a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) recebeu a notícia do falecimento do advogado e desembargador aposentado Homero Sabino de Freitas, na manhã desta quinta-feira (27/10).

Em seus longevos e bem vividos 92 anos, Homero edificou uma sólida carreira na advocacia, como causídico de relevantes causas nos últimos 24 anos; e na magistratura, tendo sido presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) no biênio 1995-1996.

Inscrito sob o número 17.336 junto à OAB-GO, desde 1998, patrocinou importantes causas em nosso Estado, sendo responsável por importantes teses.

Um dos maiores juristas da história de Goiás, nasceu em 1º de abril de 1930, em Rio Verde, filho de Oscar Sabino de Freitas e Amélia José de Freitas. Foi casado com Maria Vitória Saad Sabino de Freitas, conhecida como Dona Vitória, que faleceu em 2011.

Antes da advocacia, começou na magistratura em dezembro de 1957, como juiz substituto da 3ª Zona da comarca de Morrinhos. Passou por Arraias, Formosa, tendo assumido ainda, em 1964, a 2ª Vara Cível de Goiânia e, posteriormente, a Vara das Fazendas Públicas dos Registros Públicos e dos Acidentes do Trabalho. Depois que foi nomeado desembargador, em 12 de maio de 1979, Homero Sabino assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Foi um dos fundadores da Associação dos Magistrados de Goiás (ASMEGO), em 1966, da qual foi presidente em quatro mandatos e era o segundo vice-presidente no atual biênio (2022-2023).

Desenvolveu projetos com foco na celeridade, entre eles o Justiça Ativa, que promove até os dias de hoje mutirões de prestação jurisdicional que aproximam a sociedade do Poder Judiciário. Mais um destaque de sua gestão foi o Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp), criado por ele para manter e elevar os padrões da prestação jurisdicional, com recursos da Taxa Judiciária.Sua vida também foi marcada pelo esporte. No futebol goiano, ele jogou e foi destaque nos times do Goiás e do Goiânia. O Atlético Mineiro tentou contratá-lo, mas, na época, ele refugou da proposta para não prejudicar seu curso na Faculdade de Direito.

Ao destacar a trajetória deste homem íntegro, visionário, de conduta ilibada, de espírito republicano, a CASAG e a OAB-GO, por meio de sua Diretoria, Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais e Subseções, externa sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos, em especial ao filho Aldo Sabino, juiz auxiliar da presidência; às filhas Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, diretora de Engenharia e Arquitetura do TJGO, e Yasmine Saad Sabino de Freitas, servidora aposentada do TJGO. 

Homero Sabino também era pai do advogado Homero Bosco Saad Sabino de Freitas e da servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Georgianna Saad Sabino de Freitas, frutos do casamento com Maria Vitória, de saudosa memória.

O velório será na sede da Asmego, a partir das 14 horas. O cortejo sairá, às 18h30, para o Jardim das Palmeiras, onde ele será sepultado, às 20 horas.