Publica��es OAB-GO

17/02/2023 16:00

CASAG adota #PraCegoVer e aumenta a inclusão digital em suas redes

Inclusão é palavra de ordem, aqui na Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e para que isso aconteça serão realizadas ações de inclusão digital como a adoção de novas legendas no conteúdo das redes sociais para atender à comunidade surda e a adesão também do o movimento #PraCegoVer e #PraTodosVerem.

Iniciar este processo de acolhimento da hashtag tem como objetivo despertar a atenção dos nossos usuários das mídias digitais e facilitar a utilização dos deficientes visuais, já que o movimento consiste em colocar uma descrição detalhada da imagem utilizada nas publicações e, assim, essas informações são reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados a este público.

O recurso será utilizado pelo Departamento de Comunicação em todas as postagens do Instagram. Após a marcação da hashtag #PraCegover e #PraTodosVerem, será acrescentada uma breve descrição da imagem postada.

“Utilizar nas postagens este movimento será para a Casag uma nova forma de ocasionar: equiparação de oportunidades, mútua interação de pessoas com e sem deficiência e pleno acesso aos recursos da sociedade para assim tornar o mundo cada vez mais inclusivo”, afirma o presidente Jacó Coelho.

Saiba mais

Segundo dados do IBGE, Goiás possuí parcialmente 8,5% da sua população apresentando deficiência em pelo menos uma de suas funções (visual; auditiva; motora de membros superiores ou inferiores; e mental ou intelectual).

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) aprovou também de forma unânime a criação da Ouvidoria da Inclusão, órgão responsável por atender demandas de populações vulnerabilizadas como pessoas com deficiências, pessoas negras, população LGBTQIA+, entre outras.

O projeto de acessibilidade #PraCegover foi criado por Patrícia Silva de Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille e já é usado por milhares de empresas, veículos de comunicação, instituições e comunidades digitais em todo o país.