Publica��es OAB-GO

19/06/2023 15:00

Arraiá da Advocacia terá espaço para doação de livros às escolas públicas

A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), na próxima sexta-feira (23/06), convida a advocacia para um gesto concreto em prol da educação, da cultura e da cidadania. Durante o Arraiá da Advocacia, o projeto “Livros para todos” receberá doações de livros novos e seminovos a serem entregues às escolas públicas. A ação arrecada e distribui livros literários, já que apenas 52% das escolas de Goiás possuem bibliotecas. A iniciativa foi idealizada por Marcela Barros e a parceria foi aprovada pelo presidente da Casag, Jacó Coelho e a vice-presidente, Néli Cárita.

A advocacia poderá doar livros durante o Arráia da Advocacia 2023 ou em outros pontos de coleta que são: a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, no Jardim Goiás e a Sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), no Setor Marista.

Outras formas de auxílio é tornar-se um ponto de coleta ao receber uma caixa de arrecadação de livros e ainda fazendo uma doação financeira, em que o dinheiro é usado para custear as caixas de coleta, o transporte dos livros, dentre outras atividades e a chave pix é o email: livrosparatodos9@gmail.com.

“Essa ação pode alcançar milhares de crianças, adolescentes e jovens que se beneficiarão da leitura e do ganho de conhecimento. A adesão da advocacia a esta iniciativa comprova seu papel de categoria profissional cidadã e colaboradora da administração pública”, afirmou o presidente, Jacó Coelho que acolheu o pedido de parceria feito à entidade pelo presidente do projeto. 

Como surgiu

Aos 19 anos de idade, a estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UNB), Marcela, criou o projeto após perceber a desigualdade de oportunidades entre a rede pública e a rede privada de educação. Com a visão da idealizadora do projeto, que presenciou de perto essa realidade ao visitar escolas durante a implementação de outros projetos sociais, a inciativa torna a leitura acessível para estudantes em situação de vulnerabilidade, superando as barreiras financeiras que dificultam seu acesso aos livros.

Segundo o presidente do projeto, Gabriel Dias Melo, “Livros para todos” incentiva a doação de livros literários para estudantes de escolas públicas do ensino básico (infantil, fundamental e médio), o que garante o acesso à leitura, além disso, ao final proporciona palestras motivacionais para incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos e a buscar o ingresso no ensino superior.

Compartilhe nas redes sociais com os amigos e para mais informações, clique aqui!