Publicações OAB-GO

14/08/2021 11:00

Ex-presidente de Subseção recebe homenagem póstuma

Hoje foi dia de homenagem em Rio Verde. Como forma de agradecimento pelo exemplo de profissionalismo e abnegação ao serviço público e à advocacia, a CASAG, juntamente com a Subseção da OAB rioverdense, inauguraram o busto do ex-presidente da Subseção, Dr. Luiz Braz da Silva. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos, além da secretária-geral da CASAG, Valéria dos Reis Menezes, do presidente da Subseção, Alessandro Gil e da delegada Caixa de Assistência, Marion Cristina Ribeiro. O busto ficará exposto na entrada da Subseção.

Conheça a história do doutor Luiz Braz da Silva
O Dr. Luiz Braz da Silva nasceu em Rio Verde em 11 de agosto de 1933. Filho de João Braz da Silva e Rosalina Lopes da Silva. Cursou, de 1962 a 1964, a “Escola Técnica de Comércio – SENAC, no Colégio Estadual Martins Borges. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás em 1968, na qual fez especialização em Prática Forense. Pela Superintendência da Academia de Polícia do Estado de Goiás, especializou-se em Direito Constitucional.

Dedicou-se ao serviço público municipal de 1955 a 1959, desempenhando várias funções, dentre elas, a de secretário do município, respondendo pelo expediente da Prefeitura, por alguns dias, à época do prefeito Nestor Fonseca, dentre os anos de 1959 e 1961. Galgou os cargos de porteiro-servente, auxiliar de escriturário, escriturário, auxiliar de contador, contador, secretário geral, chefe do departamento de pessoal, tesoureiro e secretário da Educação.

Dr. Luiz Braz foi professor, na Fesurv e na Cesuh, de Direito Comercial, Criminologia, Direito Processual Penal II, Ética Processual e Estatuto da OAB e Direito Penal IV. Foi examinador de Concurso Público em Direito Processual Penal, em maio de 1998. Examinador e orientador de monografias na Graduação de Curso de Direito. 

Esteve vice-presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, presidente do Conselho Gestor da “Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon Rio Verde”, e diretor-adjunto da “Casag – Caixa de Assistência dos Advogados”.

Foi presidente da Subseção da OAB-GO de Rio Verde, por dois mandatos consecutivos, quando promoveu a conclusão e ampliação do Clube dos Advogados, no Setor Universitário. Foi presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, sendo um dos seus feitos o asfaltamento de ruas internas do parque de exposições.

Foi membro do Conselho-Diretor do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, antigo Colégio Agrícola), nomeado pelo ministro da Educação. Como jornalista, fundou e colaborou com vários jornais locais.

Foi sócio-fundador e membro ativo da Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios. Colaborou com o futebol amador da cidade, quer como jogador, quer como árbitro, e posteriormente se integrou à equipe de radialistas denominada Bacharéis do Esporte, surgida na década de 70 na extinta Difusora. O nome da equipe originou-se da condição de serem, alguns dos seus integrantes, formados em direito.

Em 1965 disputou, pelo PSD, o mandato de vice-prefeito, formando dupla com Clodoveu Leão de Almeida. Em 1976, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, elegeu-se vereador e presidiu a Câmara de 31 de janeiro de 1977 até 31 de janeiro de 1979.

Foi casado com a professora Carmem de Castro e Silva, autora da obra “Fesurv Sua Origem Sua História – O Ensino Superior em Rio Verde” juntamente com o professor Claudino Collet. O casal teve quatro filhos: Fábio Luiz, empresário em Goiânia; Sheila, Cláudio e Cybele, estes, todos advogados.

Dr Luiz Braz da Silva era conhecido por ser extremamente humano, prestativo, educado, leal e sempre atuando na advocacia em favor dos mais necessitados. Fez carreira na área criminal, tornando-se referência para a advocacia de Rio Verde e do Estado. Ficou conhecido por caminhar ao lado do que era correto e justo.

Veio a óbito em 09 de março de 2021, deixando para Rio Verde, para a região e para o Estado de Goiás, um legado de trabalho, competência e dedicação, nas áreas da Educação e do Direito.Serve-nos como exemplo o seu profissionalismo e sua abnegação no serviço público e na advocacia.

Na data de hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Rio Verde, presta esta sincera e espontânea homenagem a sua história. A data não poderia ser mais adequada, uma vez que nesta semana comemoramos o Dia do Advogado, profissão que com tanta maestria, o Dr. Luiz Braz desempenhou.

Compartilhar: