Publica��es OAB-GO

23/08/2019 10:00

CASAG oferece bioimpedância e teste glicêmico na segunda

Em mais uma ação voltada para a saúde dos advogados e advogadas, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) oferecerá exames de bioimpedância e teste glicêmico na próxima segunda-feira (26), no Centro de Excelência da CASAG (Av. Fued José Sebba, nº 1515, Jardim Goiás). A ação será gratuita para advogados, dependentes e estagiários e será realizada no primeiro piso, na sala da Unimed.

O teste glicêmico será realizado apenas no período matutino. Já a bioimpedância, que acontece durante todo o dia, é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculos, ossos e gordura. Esse procedimento é muito utilizado em academias e complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta, por exemplo, e pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como: evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores; beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores; não passar creme nos pés ou nas mãos.

Como funciona

Os aparelhos de bioimpedância conseguem avaliar a composição corporal porque uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.

E assim a diferença entre a resistência da gordura em deixar a corrente passar e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.