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03/07/2020 15:00

TELEATENDIMENTO CASAG se consolida como referência

*Atualizada em 27/07/2020

Serviço que se consolidou junto à advocacia goiana neste período de pandemia da Covid-19, o TELEATENDIMENTO CASAG vai continuar sendo oferecido a todos os inscritos e seus familiares, abrangendo um universo de aproximadamente 200 mil pessoas em todo o Estado. A boa notícia foi dada pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, Rodolfo Otávio Mota. “Cientes e sensíveis às necessidades da advocacia neste momento tão delicado, entendemos por bem prorrogar este atendimento pelo tempo que for necessário, já que a procura tem sido constante”, afirma o presidente.

Os números comprovam a relevância do TELEATENDIMENTO CASAG, ação solidária fruto de uma gestão inovadora e que prioriza a saúde e bem-estar de advogadas e advogados. Desde seu lançamento, em 30 de março, até o último dia 20 de julho, foi contabilizado um acumulado de 7.363 ligações, sendo destas 6.637 atendidas. Neste período, os médicos atendentes detectaram *1.030* pacientes com sintomas de síndrome gripal, que receberam as devidas orientações. Outros 172 foram encaminhados para atendimento de urgência/emergência por suspeita de Covid-19.

“Evitamos, por meio do Teleatendimento, que 7.363 pessoas desaguassem nas unidades de saúde público-privada. Aproximadamente 98% das pessoas que procuraram o serviço de Teleatendimento. Isso mostra a responsabilidade social da CASAG, colaborando com seus meios para evitar a sobrecarga da rede hospitalar, especialmente neste momento mais crítico da pandemia em nosso Estado, ao mesmo tempo que presta um serviço eficiente e seguro à advocacia”, avalia Rodolfo Otávio Mota.

Amparo

Sebastiana Silvestre Costa Alvarenga, de 70 anos, é umas das que sentiram amparadas ao recorrer ao serviço. Mais de uma vez até. “Fui encaminhada para uma enfermeira e logo depois para uma psicóloga. Me ajudou muito, porque estava com muito medo de ir a um hospital”, disse a senhora de 70 anos, que soube do TELEATENDIMENTO CASAG através do esposo, o advogado Joaquim José D’Alvarenga. Ela começou a ter sintomas que se assemelhavam aos da Covid-19, mas felizmente não foi contaminada. “Toda esta situação me deixou sob forte estresse. Senti mal e já fui achando que poderia estar com a doença. Mas graças a Deus deu tudo certo e fiquei muito satisfeita com o serviço.”

Luis Gustavo Origa (CRM-MG 72138), clínico-geral integrante da equipe do TELEATENDIMENTO CASAG, frisa que Goiás apresentou um aumento importante no número de casos confirmados e óbitos no mês de junho. Esses dados refletiram nos advogados, já que, salienta, esta é uma profissão que está presente em todos os setores da sociedade. “O número de atendimentos aos advogados e seus familiares cresceu proporcionalmente ao avanço da pandemia. Foi observado um aumento importante na complexidade das dúvidas e dos sintomas, com um aumento no tempo das ligações.”

O médico diz que muitos pacientes confirmados são acompanhados diariamente, com orientações médicas, enfermagem, nutricionista e suporte psicológico, conforme necessidade de cada paciente. O serviço tem buscado sanar as dúvidas dos advogados e seus familiares, para que assim possa ser evitado a contaminação, ou que o tratamento seja o mais tranquilo possível ou ainda para que não se perca tempo em situações de emergência, que de fato demandem atendimento médico presencial. “Aumentaram muito também as dúvidas relacionadas a resultados de exames devido à maior oferta desses e variedade de tipos, alguns de difícil interpretação dos significados dos resultados”, completa Origa.

A média de ligações diárias, que girava em torno de 65 nos primeiros dias de atendimento, já chegou próximo às 130, índice que permanece até então. Nos dias mais recentes do monitoramento, entretanto, a média diária bateu a marca de 115 atendimentos. No total acumulado desde a implantação do serviço, a maior parte dos telefonemas duraram em torno de 5 a 10 minutos (2.486 ligações).

Através do número 0800-042-0483, os inscritos e inscritas podem, gratuitamente e sem limite de ligações, tirar todas as dúvidas a respeito do novo coronavírus, bem como receber apoio psicológico e orientações de especialistas sobre alimentação, higiene e bem-estar, com auxílio de uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada. O TELEATENDIMENTO CASAG foi apenas uma das ações coordenadas pelo comitê de combate ao novo coronavírus, presidido pelo médico intensivista Alexandre Richter, composto por profissionais de diversas áreas